Dicas para conviver e controlar o Zumbido

O zumbido é descrito como a percepção de um som na ausência de um sinal sonoro externo, e pode afetar uma ou ambas as orelhas. O diagnóstico de zumbido é muitas vezes uma surpresa e, infelizmente, em muitos casos os pacientes aprendem com seus médicos que seu “apito nas orelhas” é intratável. Este tipo de informação faz com que os pacientes se sintam isolados e convencidos de que ninguém pode entender o que estão passando.

Como o zumbido tem muitas causas, não existe uma medicação específica ou cura geral, mas existem maneiras de encontrar alívio e controlá-lo.

Preste atenção no que você escuta

Escute conscientemente o mundo ao seu redor, aproveite a sua música favorita ou simplesmente os sons dos pássaros nas árvores. Tudo o que proporciona às suas orelhas, uma variedade de sons te ajuda a desviar sua atenção do zumbido.

Procure dormir bem e profundamente

Quanto mais ativo você for durante o dia, mais fácil será dormir à noite. Evite chá preto, café ou refeições pesadas durante a noite. Bebidas alcoólicas ou remédios para dormir não garantem uma boa noite de sono – um banho quente antes de se deitar é a melhor opção.

Seja ativo, mantenha-se em movimento

Aproveite a vida com a família e os amigos e organize sua vida pessoal para incluir várias atividades durante o dia. Mantenha-se disposto. Tudo que melhora sua sensação de bem-estar diminui o impacto do zumbido sobre a sua vida.

Evite o silêncio

Faça algumas pausas durante o dia. Porém, evite o silêncio total pois isto é um convite para o incômodo com o zumbido. Opte por estímulos sonoros prazerosos, como um audiobook e músicas relaxantes.

Pratique atividades físicas

Pessoas que praticam esportes são mais saudáveis e isso também se aplica a quem sofre com zumbido. Tudo que é prazeroso e desenvolve suas habilidades físicas é bom para você. Mesmo se seu zumbido parecer mais alto quando você praticar alguma atividade física, você não precisa se preocupar.

Aprenda a relaxar 

O zumbido te deixa mais tenso, então é importante aprender métodos de relaxamento e praticá-los regularmente. O yoga, por exemplo, é um método indicado.

Informe-se mais sobre zumbido

Visite nossa página sobre zumbido para mais informações sobre como os aparelhos auditivos Signia podem ajudar no tratamento do zumbido e até mesmo fazê-lo desaparecer completamente*.

Consulte também outras fontes confiáveis como, por exemplo, o Instituto Ganz Sanchez que se dedica à conscientização do zumbido: http://www.institutoganzsanchez.com.br/


* Powers, L., dos Santos, G.M., & Jons, C. (2016, September). Notch Therapy: A new approach to tinnitus treatment. AudiologyOnline, Article 18365.