X

Millennials — Aproveite a música, mas tenha cuidado com o volume

Observe as pessoas à sua volta da próxima vez que você for malhar ou estiver na biblioteca fazendo um trabalho, ou até mesmo caminhando até sua sala de aula. Provavelmente você ou alguém próximo de você estará de fones de ouvido e ouvindo música.

Graças à introdução dos smartphones, ouvir música se tornou mais conveniente do que nunca com fácil portabilidade e acesso ilimitado a todas suas músicas favoritas por meio de aplicativos de streaming de música. Como resultado, as pessoas tendem a gastar muito mais tempo usando seus fones de ouvido. Mas só porque você pode ouvir suas músicas preferidas durante todas as horas do dia, não significa que você deva.

Em 2015, a Organização Mundial da Saúde reportou que 1,1 bilhão de pessoas entre 12 e 35 anos ouve a dispositivos eletrônicos pessoais a volumes considerados “inseguros”, colocando a si mesmos em perigo de perda auditiva permanente. Sons estão a todo nosso redor, mas quando nos expomos a sons muito altos por um longo período, pode ocorrer perda auditiva induzida por ruído (PAIR). A PAIR é quase 100% evitável e, tomando um número de precauções, você pode ouvir suas músicas favoritas enquanto preserva e protege sua audição.

Fones de ouvidos intra-canal e sobre a orelha

Fones de ouvido intra-canal (o que é encaixado dentro da orelha) envia o som diretamente para dentro do canal da orelha e é colocado próximo ao tímpano, o que aumenta o volume em aproximadamente 9 decibels. Em adição a isso, estes tipos não bloqueiam o ruído muito bem, fazendo com que as pessoas aumentem o volume. Uma boa alternativa a esses fones de ouvido são os fones colocados acima da orelha, ou headphones, que mantém a música mais longe do tímpano. Alguns headphones até vêm com recursos de cancelamento de ruído, para não haver necessidade de aumentar o volume em ambientes ruidosos.

Abaixe o volume

Na configuração máxima de volume, dispositivos de música podem gerar tanto som quanto um concerto de rock! A melhor forma de proteger seus ouvidos é manter o volume entre 60 e 80% do nível máximo. Alguns tocadores de música também têm recursos de controle que permitem limitar o tanto que o volume é aumentado, para proteger os ouvidos com segurança.

Faça um intervalo

Os dispositivos de música atuais têm baterias de longa duração que permitem que você ouça música por horas a fio. Não só o volume que você escuta sua música contribui para a perda auditiva, mas também o tanto de tempo que você escuta. Preste atenção ao número de horas que você permanece ouvindo música e dê um intervalo para suas orelhas.

Nesse caso, moderação é vital. Tomar medidas de segurança para proteger sua audição agora vai te ajudar quando falamos de segurança auditiva, e permite que você aproveite todos os ritmos que gosta por muitos anos que virão!