X

Por que você pode (e deve) usar aparelhos auditivos enquanto pratica esportes

Praticar esportes é uma ótima forma de manter um estilo de vida saudável, fazer exercício e socializar com seus amigos. Mas se você é um atleta com perda auditiva, nem sempre é fácil correr pela quadra ou campo, uma vez que você precisará decidir se usará seus aparelhos auditivos enquanto joga. Você pode acabar se preocupando se vai perde-los ou quebra-los, ou até se eles irão interferir na sua performance. Talvez você simplesmente fique desconfortável usando-os na frente de seus colegas quando pratica. Porém, como vamos explorar abaixo, você estará melhor usando eles por diversos motivos.

Um aparelho auditivo é mais uma peça do equipamento

Da mesma forma que você não jogaria futebol sem uma chuteira, os aparelhos auditivos são equipamentos essenciais que você não deveria deixar para trás. Eles permitem que você escute sons importantes que você poderia perder, como orientações do técnico, um colega te chamando, ou outras situações que podem prejudicar sua performance atlética. Aparelhos auditivos também te ajudam a manter seu equilíbrio e consciência espacial, que são essenciais para sua segurança.

Mantendo aparelhos auditivos seguros enquanto pratica

Enquanto aparelhos auditivos podem melhorar sua performance e te ajuda a evitar machucados, como você pode mantê-los seguros enquanto pratica? Com o cuidado apropriado, precauções, e acessórios, você não precisa se preocupar. Se você se preocupa que seus aparelhos possam cair enquanto você está correndo por aí, diversos fabricantes e vendedores oferecem faixas ou clipes que irão mantê-los no lugar durante a atividade física.

Você provavelmente já sabe que é importante manter seus aparelhos secos, e muitos atualmente são resistentes à água em algum nível. Apesar de tolerarem o suor, ainda é uma boa ideia coloca-los no desumidificador à noite para secar eles e deixá-los em ordem. Uma alternativa é usar um tipo de faixa antitranspirante para fazer ambos – ajudar a manter seus aparelhos auditivos no lugar com o bônus de também mantê-los secos.

Tenha orgulho de seus aparelhos auditivos!

E sobre ter vergonha de seus aparelhos auditivos? Não tenha. Você provavelmente não se sentiria assim sobre usar óculos enquanto pratica esportes, certo? Ou se machucasse um músculo, você não pensaria duas vezes antes de usar uma bandagem. Então porque se preocupar com aparelhos auditivos, que irão te ajudar a ouvir todas as vozes importantes e sons necessários para você jogar melhor? Considerando quão discretos até os modelos BTE (que ficam atrás da orelha) são, é difícil que alguém perceba eles, de qualquer forma. E se alguém falar algo sobre eles, apenas explique quanto eles podem ajudar em sua performance.

Sua perda auditiva provavelmente é a última coisa que você quer pensar quando estiver praticando esportes. Mas se seu hábito é guardar seus aparelhos antes de começar um jogo ou treino, você pode reconsiderar essa decisão. Não só você pode usá-los, como deve!

Fique ligado em nosso próximo blogpost, focando em como você pode proteger seus ouvidos e audição nessas situações.