X

Quais empregos carregam o maior risco de perda auditiva?

Muito antes da revolução industrial, nós humanos apenas ficávamos expostos a altos ruídos por alguma tempestade ocasional ou por alguma grande aglomeração. Mas hoje, as coisas estão muito diferentes. Muitos de nós só precisam ir ao trabalho para experienciar ruídos altos, fortes o bastante para causar lesões ao ouvido. Isso não necessariamente significa que os sons precisam ser extremamente altos.

Nós medimos o som em decibels (dB), que é uma medida de intensidade, e apenas 85 dB são o suficiente para causar danos à audição se exposto por 8 horas. Isso é quase o equivalente ao ruído causado pelo tráfego congestionado.

Você pode imaginar que, ao longo de uma carreira, essa exposição contínua ao ruído pode resultar em perda auditiva relacionada ao trabalho, diretamente relacionada às condições de trabalho. Abaixo, consideramos algumas das diferentes carreiras que levam ao risco de perda auditiva.

Equipe de aeroporto

Aqueles que operam como equipe de apoio em solo, especialmente aqueles que estão constantemente movendo bagagens e operando veículos, estão consistentemente expostos a motores barulhentos da aeronave, além de ter que se esforçar para se comunicar através do ruído. A perda auditiva começa a acontecer aos 85 dB, e as turbinas a jato dos aviões emitem som de até 140 dB. Isso mostra a pressão a quais seus ouvidos estão expostos também. Não é apenas o som que pode deteriorar a audição com o tempo, a pressão feita pela força que elas emitem também podem contribuir.

Locais de entretenimento e gerentes de excursão

Além das multidões barulhentas e música que catapulta os níveis de som para mais de 110 dB, pessoas que trabalham com eventos e entretenimento em clubes e bares, assim como a equipe de segurança em concertos, geralmente estão sob risco de perda auditiva por sua proximidade das caixas de som. Boates e casas de show tendem a colocar alto-falantes por toda a sala e pelo palco. Aqueles que tocam no palco também aumentam os níveis de som ao usarem amplificadores. Combine isso com fãs gritando e você pode ver como a exposição a longo prazo pode levar à perda de audição.

Construções e desenvolvimento de obras

Sons perigosos estão por todo lugar em locais de obras. Muitas pessoas nesta profissão sofrem de perda auditiva após um longo tempo de trabalho. Por exemplo, britadeiras e motosserras chegam a 110 dB e jateamento de areia pode chegar a 125 dB. Mesmo o uso de protetores auriculares e outras formas de bloquear o ruído só podem diminuir o impacto.

Estas são apenas algumas das várias funções que carregam um alto risco de perda auditiva. Outros incluem equipe de apoio de automobilismo, funcionários militares, músicos, agricultura e muito mais.

Como se proteger contra perda auditiva induzida por ruído no trabalho

Se você perceber que está em uma profissão que pode aumentar seu risco de perda auditiva induzida por ruído e zumbido, aqui estão algumas precauções que você deve tomar.

– Use equipamento que proteja seus ouvidos (mesmo por curtos períodos de exposição);

– Evite se aproximar da fonte de ruído alto, se você não precisa estar perto dela;

– Nunca abafe o ruído alto com outros ruídos. Isso só irá aumentar a poluição sonora;

– Faça testes auditivos regulares para monitorar sua audição. Isso permitirá que você tome mais precauções necessárias se a sua audição estiver piorando.

Se você está preocupado sobre seu risco de ter perda auditiva, faça o Teste Auditivo Online da Signia para ver se você pode ter perda auditiva. É importante que isso seja confirmado por um audiologista para garantir o tratamento certo. Nosso teste online é fácil e simples. Pode ajudar a te deixar tranquilo ou ajudá-lo a dar o próximo passo no tratamento.