Audição e Perda Auditiva

Sua vida, seu mundo, sua audição.

Uma boa audição é muito importante no nosso dia a dia, a maioria das pessoas com audição normal não pensa duas vezes sobre o que significa ser capaz de ouvir bem. Conversar com amigos, ouvir os sons da natureza, aproveitar músicas ou ouvir sinais de alerta – tudo isso está garantido.

Nossa audição tem um papel importante em como somos relacionados com as situações ao nosso redor. Isso facilita os relacionamentos e dá abertura para uma série de experiências sensoriais. Também é muito complexa e extremamente sensível.

Então vamos dar a ela a atenção que merece.

Como funciona a audição:

A orelha é um órgão fantástico que executa a maravilhosa e complexa função da audição. Ela pode distinguir entre 7.000 diferentes sinais e permite que o cérebro localize as fontes sonoras.

A orelha humana é dividida em três partes – a externa, média, e a orelha interna.

 

Orelha externa: A orelha externa capta o som e transmite para o tímpano pelo canal auditivo.

 

Orelha média: As ondas sonoras fazem o tímpano vibrarem. Os ossículos, chamados de martelo, bigorna e estribo, passam a vibração para a orelha interna.

 

Orelha interna: A cóclea converte os movimentos dos ossículos em sinais elétricos. O nervo auditivo transmite os sinais para o cérebro.

O vídeo abaixo representa como funciona a audição:

Perda Auditiva

A perda auditiva geralmente se desenvolve vagarosamente durante muitos anos; os efeitos se tornam aparentes de forma gradual. Isso dificulta os afetados a reconhecerem que estão atualmente sofrendo com a perda auditiva. Parentes, amigos ou colegas são geralmente os primeiros a notarem que há algo de errado.

No entanto, há claros sinais que sua audição não está inteiramente como deveria. Você encontra dificuldade em entender conversas ao telefone? Sua família reclama do volume quando você está ouvindo rádio ou televisão? Você encontra dificuldade de acompanhar uma conversa em um restaurante ou quando há muito ruído nas ruas ao seu redor? Você geralmente se sente exausto após as celebrações em família porque ouvir demanda muito esforço? Você ouve melhor quando é possível olhar a pessoa falando com você?

 

Todos esses são sinais típicos de uma deficiência auditiva. Mas não se preocupe; a perda auditiva não é algo para ser simplesmente suportado. Você pode – e deve – tomar alguma ação relacionada a isso.

 

Muitas pessoas acham difícil aceitar a ideia de usar aparelhos auditivos. Eles abandonam essa decisão e apenas fazem algo quando o problema associado à pobreza auditiva simplesmente se torna demais para suportarem.

 

Ainda, quanto mais cedo você tomar uma atitude quanto à perda auditiva, melhor. Mesmo quando a audição está apenas começando a se deteriorar, os aparelhos auditivos ajudam a manter as viras neurais no cérebro responsáveis por ouvir todos os sons ao seu redor. Quanto maior a demora para aceitar os aparelhos auditivos, mais difícil será se adaptar quando você realmente precisar usá-los, e o mais importante, os momentos que você deixará de aproveitar na integridade por não ter buscado por ajuda mais cedo.

Possíveis impactos da perda auditiva:

  • Queda de atenção
  • Diminuição no entendimento de fala
  • Problema ao conversar com outras pessoas
  • Diminuição de memória
  • Menos disposição para abraçar o desconhecido
  • Queda de performance no trabalho
  • Falta de reconhecimento
  • Irritabilidade, estresse, depressão
  • Ausência de vida social, isolamento
     

A deficiência auditiva pode ocorrer em todas as partes da orelha; disfunções da orelha média e externa podem ser tratadas geralmente com medicação ou cirurgia. No entanto, cerca de 80% de todas as deficiências auditivas são causadas por disfunções ou danos na orelha interna. Hoje, os aparelhos auditivos modernos podem compensar a maioria dos danos causados à orelha interna.

 

Porém, nunca os dois casos de perda auditiva serão os mesmos. Geralmente, pessoas com deficiência auditiva não estão aptas para distinguir tons suave e de alta frequência, e ainda possuem dificuldades de ouvir sons como assovios, vozes de crianças e sons emitidos por pássaros.

Esse vídeo ajuda a entender a perda auditiva:

Audição Binaural: duas orelhas ouvem melhor que uma

A natureza nos deu dois ouvidos por uma razão: audição binaural, ou a audição com os dois ouvidos, nos ajuda a localizar sons não importa de onde eles vêm. Ele também nos permite focar precisamente no que queremos ouvir, deixando-nos perceber certos sons como a fala mais alta e mais clara, ignorando os outros sons ao redor. Alguns dos processos binaurais mais importantes incluem redundância binaural, silenciador binaural, e a escuta direta binaural.

Redundância Binaural

Quando ouvimos um som em ambos os ouvidos, é como ouvir o mesmo som duas vezes. Isso ajuda o nosso cérebro a criar uma imagem para a melhor percepção do som. Com a perda de audição, este efeito é significativamente reduzido. Usar dois aparelhos auditivos ajuda a trazer de volta o benefício de redundância binaural.

Silenciador Binaural

Em situações em que há muito barulho e fala, ouvir com os dois ouvidos ajuda o nosso cérebro a não dar preferência ao ruído. Isso faz com que a fala pareça mais alta do que ela realmente é. Com a perda de audição, este efeito é significativamente reduzido. Usar dois aparelhos auditivos ajuda a trazer de volta o benefício de silenciador binaural.

Audição binaural dirigida

Em situações ruidosas com muitos sons diferentes vindos de lugares diferentes, ouvir com os dois ouvidos ajuda o nosso cérebro a escolher a única fonte de som em que estamos interessados e focar nela. Com a perda auditiva, esse efeito é reduzido significativamente. A utilização de dois aparelhos auditivos ajuda a trazer de volta as vantagens da audição binaural dirigida.

Tome uma atitude agora

Apenas quando a audição começa a se deteriorar notavelmente que percebemos o quanto é importante o uso de aparelhos auditivos nas nossas vidas e como nós sentimos falta quando não conseguimos mais ouvir bem.Por que tomar uma atitude o quanto antes?

Perda auditiva é um processo gradual

Perda auditiva é geralmente um processo gradual que leva muitos anos – tão gradual que nós não identificamos imediatamente os efeitos negativos nas nossas vidas.

A perda auditiva não tratada impacta em nossas vidas

Problemas de comunicação com a família, amigos e colegas podem acarretar em irritabilidade, estresse, isolamento e também depressão.


Quanto mais cedo, melhor

Quanto mais cedo os aparelhos auditivos forem adaptados, melhor, mesmo que você apenas tenha uma perda auditiva extremamente leve.

 

Treine seu cérebro

Quando você volta a ouvir bem com os aparelhos auditivos, o cérebro é estimulado e a vitalidade mental é mantida.


Aproveite mais a vida

A qualidade de vida é aumentada, resultando em uma comunicação interpessoal e interação social sem restrições .

Voltar a ouvir bem novamente trás muitos efeitos positivos, Estudos mostram que a grande maioria dos usuários de aparelhos auditivos estão muito ou extremamente satisfeitos com seus aparelhos. Usuários mais experientes dizem que seus contatos sociais, assim como o físico e mental tem melhorado significativamente. Eles se sentem adaptados e muito mais preparados para enfrentarem novos desafios.

 

Esteja aberto a novas experiências auditivas. Isso irá melhorar sua qualidade de vida.

Tome uma atitude agora e encontre o Centro Auditivo mais próximo de você:

Teste a sua audição agora

O nosso teste auditivo online dá resultados rápidos

Teste de audição

Procura atendimento personalizado?

Encontre o Centro Auditivo mais próximo de você

Localizador de Lojas

Mantenha-se atualizado

Inscreva-se na nossa Newsletter

Ler mais
Voltar ao topo