X

Como chocolate pode prevenir o zumbido?



A época de Páscoa é o melhor momento para aproveitarmos a grande variedade de chocolates disponíveis no mercado, desde o chocolate branco aos com maior porcentagem de cacau.

Mas você sabia que o chocolate amargo tem diversas vantagens provenientes de sua matéria-prima? Uma delas é a riqueza em zinco, um dos nutrientes mais importantes quando pensamos em saúde auditiva.

O zinco é um elemento que está presente em grande quantidade na orelha interna, e a falta dele no organismo tem sido relacionada ao zumbido, que afeta cerca de 17% da população geral e 33% dos idosos, o que é atualmente um dos grandes desafios da otorrinolaringologia. A administração deste nutriente tem sido descrita como uma alternativa no tratamento de alguns casos de zumbido.

As primeiras suspeitas de que a deficiência de zinco poderia causar alterações no sistema auditivo surgiu com as observações do Professor Robert Henkin, professor de neurologia da Georgetown University, que relatou o caso de um paciente com deficiência de zinco e que apresentava diminuição do olfato, do paladar e da audição. A administração de zinco a esse paciente reverteu o quadro, havendo recuperação total das sensações.

Diversos estudos sobre o assunto têm sido feitos, em sua maioria relacionando os fatos ao envelhecimento, sendo mais comum os efeitos em pacientes acima de 60 anos e que relataram maior intensidade do zumbido (estima-se que até 45% dos adultos nessa faixa etária podem ter ingestão de zinco inferior ao recomendado). Outro estudo indica que a suplementação de zinco é ainda mais eficiente em pessoas que têm uma audição relativamente normal, mas apresentam zumbido.

Algumas causas principais da hipozincemia são o estresse, o excesso de exercícios, a gravidez/amamentação e a idade avançada, que faz com que o corpo tenha dificuldade de absorver essa vitamina.

Para prevenir esse incômodo que atinge cerca de 8 milhões de brasileiros, procure monitorar a quantidade de zinco em seu organismo e aproveite essa vantagem do chocolate amargo!

Se perceber que está tendo dificuldade em ouvir ou que há um zumbido persistente em seu ouvido, procure um otorrinolaringologista.

Para saber mais: https://www.signia-ouvir.com.br/terapias-zumbido/