X

Mas afinal, o que faz um Fonoaudiólogo?



No dia 9 de dezembro, é comemorado o dia do Fonoaudiólogo. A data celebra os profissionais responsáveis pelo cuidado, estudo e prevenção de todas as doenças e distúrbios relacionados a comunicação.

Mas afinal, o que faz um Fonoaudiólogo?

Quando pensamos no profissional de Fonoaudiologia, geralmente associamos a profissão ao desenvolvimento da fala, principalmente em crianças que estão em fase de alfabetização e podem trocar os sons das palavras ao pronunciá-las. Porém, o fonoaudiólogo trabalha diversas frentes da comunicação e é responsável pelo cuidado, estudo e prevenção de todas as doenças e distúrbios da linguagem humana, através da audição, fala e escrita, assim como funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação.

Qual a importância do Fonoaudiólogo para a audição?

O fonoaudiólogo que se especializa na área de audição é conhecido como Audiologista. Este profissional identifica, avalia, trata e reabilita pessoas com alterações auditivas e/ou do equilíbrio e pode atuar em conjunto com outros profissionais. Ele também poderá orientar sobre o problema identificado e indicar a prótese auditiva adequada (quando necessário), além de orientar e acompanhar a adaptação do paciente com aparelho, esclarecendo eventuais dúvidas quanto aos ajustes deste.