X

Dicas para escutar melhor na mesa de jantar



Se você tem perda auditiva, coisas simples como ouvir sua família na mesa de jantar podem ser desafiadoras. E lutar para escutar pode levar à frustração entre seus entes queridos e te deixar se sentindo isolado e deprimido.

Independente se você está em uma grande reunião com todos os parentes para a Páscoa ou em uma refeição típica com sua família, você não quer perder nada da conversa. Ao invés de se sentir deixado de lado das histórias da família ou perder as piadas, considere essas cinco dicas para ouvir melhor na mesa de jantar.

Abaixe o volume da música

Mesmo que você goste de jantar com música ou TV ligadas, competir com outros sons pode abafar as vozes das outras pessoas dificultando a conversa. Tente eliminar ruídos, ou pelo menos diminuí-los consideravelmente, para que seus ouvidos possam focar na conversa ao invés de criar uma competição com o barulho excessivo.

Melhore a iluminação

Quem tem perda auditiva muitas vezes tenta compensar isso tentando ler os lábios de quem está falando. Porém, isso se torna mais difícil com iluminação fraca. Melhore sua capacidade de ver os lábios da sua família se mexendo e de entender melhor o que está sendo dito, ligando as luzes ou mudando a intensidade das lâmpadas.

Sente-se de costas para uma parede

Onde você se senta pode impactar como você escuta. Sentando perto de uma parede, você consegue bloquear ruído excessivo que poderia vir de trás, para te ajudar a ouvir melhor quando estiver a mesa.

Fale por si

Ao invés de apenas balançar a cabeça em uma conversa que você não está conseguindo acompanhar, seja honesto e peça para sua família repetir o que disseram. E se você for um convidado na mesa de alguém, não tem problema contar ao anfitrião que você tem dificuldade para ouvir e explicar o que pode ser feito para que você possa participar da conversa.

Faça um teste auditivo

Se você percebeu que está com dificuldades para escutar sua família o tempo todo, é uma boa ideia checar sua audição. Um audiologista pode diagnosticar corretamente sua perda auditiva e recomendar aparelhos auditivos que te ajudarão a ouvir conversas importantes que você tem perdido.

Todas as reuniões de família e amigos nos feriados podem apresentar alguns desafios para a audição, até para aqueles que possuem audição normal. Mas se você sente dificuldades para ouvir sua família em casa todos os dias, é hora de agir. Siga as dicas acima e você quase sempre será capaz de ouvir o que é mais importante.

Clique aqui para fazer seu teste auditivo online e ter uma indicação se deve procurar um audiologista.