X

Fones de ouvido podem causar a perda de audição?

Fones de ouvido se tornaram acessórios indispensáveis para escutar música. Porém, segue a dúvida: fones de ouvido podem causar problemas auditivos?

É muito difícil escutarmos música sem fones de ouvido. Muitos sistemas de som não conseguem lidar com a intensidade de certos sons, e músicos encontraram uma maneira de trabalhar com fones de ouvido em suas músicas. Alguns sons soam diferente com ou sem fones de ouvido e podem sofrer alterações se forem reproduzidos em alto falantes.

Porém, muitos estudos implicam que a utilização de fones de ouvido pode causar a perda auditiva. Na verdade, ela não é causada por utilizá-los, necessariamente. Como muitas outras coisas, fones de ouvidos podem causar danos a sua saúde, caso sejam utilizados incorretamente. O uso com frequência e com alto volume, pode acabar causando danos irreparáveis na audição. Essa é uma grande preocupação principalmente para os mais jovens que costumam escutar música com o volume muito alto e com muita frequência.

Os danos causados por escutar música com o som muito alto não são novidade. Os jovens têm escutado músicas com volume alto por décadas, desde a era dos anos 40 com os concertos de rock. Porém, apenas os músicos ficaram com dificuldades de audição por conta dessas práticas. No entanto, diferente dos anos 40, onde a maioria das pessoas só assistia a concertos barulhentos ocasionalmente, os jovens agora ouvem música alta quase todos os dias – e isso está levando a casos de início precoce de PAIR (perda auditiva induzida por ruído).

 

Mas como fones de ouvido danificam a sua audição?

Ao canalizar o som diretamente para seus ouvidos, os fones de ouvido melhoram a qualidade do som e permitem que as pessoas ouçam música em particular, privando outras pessoas de escutarem o que você está ouvindo. Deste modo, é possível escutar guitarras com som mais nítido, vocais mais detalhados e efeitos como som surround. No entanto, esta “privacidade” acaba sendo uma das principais responsáveis pelos danos causados a audição.

 

Para bloquear outros sons, o volume pode ser aumentado para níveis perigosos. Para se ter uma ideia de quão alto isso realmente é, vamos fazer uma comparação. Um motor de motocicleta opera a 100 dB (decibéis) e uma motosserra trabalha com aproximadamente o mesmo volume. Estes são ruídos altos e desagradáveis ​​que podem ferir nossos ouvidos e causar zumbidos por horas depois.

 

Em comparação, um tocador de música trabalhando com volume de 70% está tocando sons tão altos quanto 85 dB. Esses sons são tocados diretamente em seus ouvidos, intensificando esse efeito. Se você estiver em um ônibus barulhento ou em um avião, aumente o volume para que a música se destaque do ruído de fundo. Se o ruído de fundo for de 75 dB, você poderá aumentar o volume para 90 dB para ouvi-lo claramente. O problema é que o ouvido não se importa por que você aumenta o volume. Para o ouvido, 90 dB é de 90 dB.

 

Como posso prevenir a perda auditiva?

Não entre em pânico; não é necessário deixar de utilizar fones de ouvido para evitar a perda de audição. Certificar-se de manter um volume razoável pode proteger muito os seus ouvidos; limitar o uso desses dispositivos também ajuda.

 

Uma boa opção é utilizar fones de ouvido com abafador de ruído. Reduzindo o ruído externo, você pode tocar música em um nível seguro e ainda ouvir de forma alta e clara. Além disso, reserve um tempo durante o dia para desfrutar do silêncio e nunca durma com a música tocando em seus fones de ouvido. Pois assim como outros músculos, nossos ouvidos ficam cansados ​​e precisam descansar. Portanto, você precisa fazer pausas para proteger seus ouvidos. Diminuindo o volume e evitando a exposição prolongada, você pode manter uma relação saudável com a música e diminuir o risco de PAIR e zumbido.

 

Se você acredita que já tem perda auditiva, um teste auditivo pode ajudá-lo a determinar se você precisa ou não de um diagnóstico profissional. Antes de gastar dinheiro para fazer um audiograma e um exame completo, tente usar recursos online. A Signia oferece um teste de audição online. A perda auditiva é algo a ser levado a sério e o diagnóstico precoce pode ajudá-lo a evitar os outros perigos da perda auditiva.