X

Como a mudança de horário afeta o ritmo natural do nosso corpo



Com a mudança do horário em função do fim do horário de verão, observamos algumas mudanças em nosso organismo. Apesar de não parecer, pode levar algum tempo para reajustar os hábitos de sono – e até os alimentares.

A razão? Nosso relógio biológico produz o que é conhecido como Ritmo Circadiano, que dita quão alerta ou sonolento você está durante o dia. Esse mecanismo interno é o responsável pelo fato de você dormir à noite, acordar com o nascer do sol, ou sentir moleza após o almoço. E pesquisas sugerem que perturbações significantes nesse processo natural podem afetar negativamente sua saúde – inclusive sua audição.

Ouvidos são mais sensíveis à noite

A perturbação do Ritmo Circadiano pela mudança nos relógios geralmente é pequena. Nos acostumamos com as mudanças depois de aproximadamente uma semana – até mudarmos novamente depois de 6 meses e termos que nos reajustar novamente. Porém, para pessoas que enfrentam alterações mais drásticas em seu Ritmo Circadiano, como aquelas que trabalham durante a noite, os impactos podem ser muito piores.

Um estudo examinou trabalhadores têxteis que trabalhavam apenas durante o dia, e também que aqueles que trabalhavam alternadamente em turnos diurnos e noturnos. A conclusão foi de que os funcionários que trabalhavam em turnos alternados tinham uma perda de audição maior que seus colegas que trabalhavam apenas durante o dia, posteriormente mostrando como seus ouvidos são mais suscetíveis a danos por barulho à noite.

Audição segura o tempo todo

Dada a evidência de como perturbar o Ritmo Circadiano pode afetar sua audição, levanta-se novas preocupações com as pessoas trabalhando nas áreas de manufatura, aeroportos, medicina, serviços de emergência, e outras indústrias que requerem que funcionários trabalhem em turnos noturnos. Enquanto muitos desses empregos são essenciais e demandam que as pessoas trabalhem à noite, talvez sejam necessárias maiores regulamentações em relação a intensidade sonora a que essas pessoas podem ser expostas no trabalho.

A mudança nos relógios pode desequilibrar seu Ritmo Circadiano por alguns dias. Mas se o seu ritmo está regularmente fora de ordem por trabalhar em turnos noturnos, você pode ter um risco aumentado de desenvolver perda de audição. Se você acha que sua audição pode já ter sido afetada, é uma boa ideia marcar uma consulta com um otorrinolaringologista para avaliar sua audição e recomendar qualquer tratamento necessário.

Você pode também fazer nosso teste auditivo online, que é rápido e fácil, para ter uma ideia se deveria fazer uma visita a um profissional, clicando aqui.