X

Música realmente ajuda na concentração para os estudos?



É uma boa ideia estudar escutando música?

Não existe uma resposta única para esta pergunta. Depende em grande parte da pessoa e que tipo de distrações ela pode tolerar. As pessoas são diferentes e possuem níveis de concentração distintos, então, enquanto alguns conseguem dividir seu foco entre a música e seus estudos, outros não. No entanto, isso não diminui os benefícios que a música traz para certas pessoas. Para as que gostam de ouvir música enquanto estudam, o ruído de fundo pode melhorar o humor, a memória e a resistência.

 

Isso as encoraja a estudar mais e deixa-as menos esgotadas no final dos estudos. A música também pode reduzir a ansiedade e o estresse, o que melhora o humor geral e a saúde mental do ouvinte.

Para muitas pessoas, a escolha de ouvir música enquanto estuda é mais pessoal do que qualquer outra coisa.

Quais tipos de música são melhores para escutar enquanto estuda?

Segundo pessoas que gostam de escutar música enquanto estudam, existe uma diferença entre escutar músicas instrumentais e cantadas. Muitos concordam que as letras dificultam o foco nas palavras que você está lendo, por isso faixas instrumentais são a melhor escolha durante a concentração.

Pesquisas mostram que as pessoas que estudam escutando músicas líricas tendem a absorver menos as informações que leem, enquanto os ouvintes instrumentais obtêm melhores resultados. Esses testes também mostraram que a música calma e pacífica é mais benéfica do que ruídos fortes como metal ou rock. Por esse motivo, é melhor escolher músicas mais “silenciosas”.

Os resultados também apontaram para uma correlação negativa entre o foco e música alta. Ouvir música alta excessivamente também pode levar à perda de audição, por isso é recomendável que os ouvintes mantenham um volume seguro. Muitos jovens negligenciam sua saúde auditiva, portanto testes auditivos regulares também são recomendados. Esses testes podem identificar formas precoces de perda auditiva e zumbido causado por ruído excessivo.

 

Streaming Facilitado

 

Para pessoas que não ouvem bem, a música portátil pode ser um conceito complicado. Sem a capacidade de usar alto-falantes, eles podem ter que usar fones de ouvido ou estudar em silêncio. A plataforma Signia Nx oferece outra solução: conectividade Bluetooth, que permite a transmissão sem fio.

 

Os aparelhos auditivos projetados com Bluetooth, como o Pure Charge & Go, podem ser conectados aos sistemas Apple ou Android, permitindo que você sincronize seus fones de ouvido com seu telefone via aplicativo. Este aplicativo permite que você controle seus aparelhos auditivos remotamente, faça chamadas através de seus aparelhos auditivos e até transmita músicas diretamente para seus ouvidos. Isso elimina a necessidade de fios e cabos no processo de audição.

Além disso, usuários de Android ou IOS também contam com a opção de utilização do Streamline Mic, onde com o pressionar de alguns botões, podem curtir faixas líricas e instrumentais em qualquer lugar. Se você está no carro, na biblioteca ou estudando em casa, não há necessidade de carregar fones de ouvido ou alto-falantes. Seus aparelhos auditivos fazem todo o trabalho, para que você possa se concentrar no que é importante.