X

Natação e seus ouvidos: O que você precisa saber

Seja em uma piscina, lago, rio ou mar, a natação é uma parte essencial do verão, não importa a sua idade. Mas esse tempo quente pode danificar seus ouvidos e causar perda auditiva?

Como a natação afeta seus ouvidos

A natação pode representar alguns riscos significativos para os seus ouvidos, pois pode causar otite externa, também conhecida como ouvido de nadador. Esta condição é causada pela exposição a bactérias encontradas em piscinas naturais. Também pode ser encontrado em piscinas ou banheiras de hidromassagem que não são adequadamente higienizadas ou tratadas com cloro. Quando a água contaminada fica presa no ouvido interno, as bactérias podem se reproduzir e causar uma infecção. Tais infecções podem danificar potencialmente as frágeis células ciliadas dentro do ouvido responsáveis pela transmissão do som, levando à perda auditiva.

Protegendo seus ouvidos da água

Você pode minimizar as chances de desenvolver infecções auditivas pela natação por descobrir se uma piscina ou banheira é mantida adequadamente e tratada com cloro antes de entrar. Se você gosta de nadar em piscinas naturais, fique longe de áreas estagnadas que são mais propensos a ter altos níveis de bactérias. Além disso, faça algumas pesquisas para descobrir se uma fonte de água pode ser um risco de segurança.

Você pode proteger ainda mais seus ouvidos usando tampões de ouvido ao nadar para evitar que a água entre. Tampões de ouvido descartáveis e resistentes à água estão disponíveis em qualquer farmácia, mas se você for um nadador mais regular, convém obter proteção auditiva personalizada para uma solução reutilizável.

Se você sentir a sensação de água dentro de sua orelha depois de nadar, existem algumas coisas que você pode fazer para removê-la:

Se os métodos listados acima não funcionarem, marque uma consulta com um médico para limpar seus ouvidos e para que ele prescreva qualquer tratamento necessário. Se você estiver com dificuldades para ouvir, um fonoaudiólogo pode avaliar as causas com propriedade e recomendar aparelhos auditivos apropriados, se for o caso.

Não tenha medo da água

Natação ainda pode ser uma atividade segura se você tomar as devidas precauções. Aprender mais sobre onde nadar, usar proteção apropriada e saber o que fazer se a água entrar em seu ouvido te ajudará a evitar o risco de desenvolver uma infecção que pode levar à perda auditiva.