X

Opções Comuns de Proteção Auditiva: Prós e Contras

Existem muitas coisas que você pode fazer para manter a proteção auditiva e cuidar da saúde de seus ouvidos. Isso é especialmente importante se você fica regularmente exposto a ruído excessivo por sua profissão (como trabalhar em fabricação, transporte ou emergências) ou por seus hobbies (como ir a shows, andar de moto, etc).

Embora os danos causados por essas fontes de ruído sejam irreversíveis, uma das maneiras mais fáceis de evitar a perda auditiva é usar proteção auditiva quando estiver exposto a ruídos intensos. Mas cada tipo de proteção auditiva funciona de maneira diferente. Embora o objetivo geral seja reduzir o volume, para que a proteção auditiva seja eficaz, ele também precisa lidar com diferentes tipos de sons ou frequências de uma maneira que ofereça proteção adequada e, ao mesmo tempo, permita que você continue ouvindo com clareza.

Considere os prós e contras dos tipos mais comuns de protetores auditivos disponíveis e conselhos sobre como usá-los adequadamente.

Tampões descartáveis

Tampões de ouvido descartáveis são normalmente feitos de espuma e são eficazes para uso único. Eles são confortáveis, mas não oferecem a melhor proteção em ambientes muito barulhentos.

Como usar corretamente: Segurando o tampão entre os dedos, enrole o tampão de forma que fique liso, sem vincos. Use sua mão livre para puxar a orelha para cima e para trás para abrir o canal para a entrada do tampão. Insira-o e segure por cerca de 20 segundos para permitir que ele se expanda e encha o seu canal auditivo. Ao remover, torça lentamente o tampão ao retirá-lo. Se removido muito rapidamente, a sucção poderá danificar seu tímpano.

Tampões reutilizáveis

Esses tampões são pré-formados para o canal auditivo, laváveis e feitos para usos múltiplos (embora menos vezes do que a proteção auditiva personalizada). Embora tão eficazes quanto os plugues descartáveis, eles custam um pouco mais e terão que ser substituídos após um certo tempo.

Como usar corretamente: Puxe a orelha para cima e para trás. Isso abre o canal auditivo para inserir corretamente o tampão. Enquanto segura a extremidade da haste dele, insira-o dentro do canal auditivo até sentir a vedação. Certifique-se de que eles estejam confortáveis. Use a mesma tática para remoção que os tampões de ouvido descartáveis. Lembre-se, esses tampões requerem limpeza antes de serem colocados de volta no estojo para evitar infecção.

Abafadores

Os abafadores ficam completamente sobre as orelhas, o que pode ser mais confortável se você não gosta de ter algo dentro do canal auditivo. Apesar de servirem para todos, uma grande desvantagem é que eles geralmente têm uma classificação mais baixa de redução de ruído (RR), porque eles não selam o canal auditivo.

Como usar corretamente: Ajuste as conchas dos abafadores de modo que a faixa fique confortavelmente sobre o topo da cabeça. Para obter os melhores resultados, certifique-se de que as almofadas das conchas formem uma vedação o mais compacta possível sobre as orelhas. É importante verificar se há desgaste regularmente e limpá-los com frequência.

Proteção auditiva customizada

As opções personalizadas de proteção auditiva são moldadas para se ajustarem exatamente aos seus ouvidos e feitas para fornecer proteção efetiva para situações específicas, como quando for nadar ou no local de trabalho. Eles duram vários anos e são altamente recomendados por otorrinos e fonoaudiólogos para proteção efetiva. Por serem feitos por meio de um molde de seu canal auditivo, eles criam a vedação perfeita para evitar ruídos ou danos causados pela água.

Como usar corretamente: Como cada tampão é feito sob medida para encaixar em cada orelha individualmente, o seu fonoaudiólogo lhe mostrará como inseri-lo e removê-lo adequadamente.

Estamos cercados por barulho todos os dias, mas muitas vezes não percebemos o quão prejudicial ele pode ser. Investir na melhor proteção auditiva possível, é um passo simples e importante, que você pode adotar para proteger sua audição.