X
2020-12-21

Tags

Dicas para ouvir melhor na celebração de Natal

Não perca uma conversa, esteja você nas celebrações de fim de ano ou em uma refeição em família.

Se você tem perda auditiva, coisas simples como ouvir sua família no jantar podem ser desafiadoras. E “lutar” para ouvir pode levar à frustração entre seus entes queridos e deixá-lo isolado e deprimido.

Não perca uma conversa, esteja você nas celebrações de fim de ano ou em uma refeição em família. Em vez de se sentir excluído das histórias de família ou  considere estas cinco dicas para ajudá-lo a ouvir melhor nestas situações:

Abaixe a música

Embora você possa desfrutar de um jantar com música ou TV ao fundo, sons concorrentes podem abafar a voz de outras pessoas e dificultar a conversa. Tente eliminar totalmente o ruído de fundo ou, pelo menos, diminua-o consideravelmente, para que seus ouvidos possam se concentrar na conversa em vez de competir contra o ruído excessivo.

Melhore a iluminação

Pessoas com perda auditiva freqüentemente tentam compensar lendo os lábios de quem está falando. No entanto, isso se torna mais difícil com pouca iluminação. Sendo assim, mantenha o ambiente bem iluminado.

Sente-se de costas para a parede

O lugar onde você se senta à mesa pode afetar a forma como você ouve. Ao sentar-se perto de uma parede, você pode bloquear o ruído de fundo excessivo atrás de você para ajudá-lo a ouvir melhor as pessoas à mesa.

Fale por si mesmo

Em vez de concordar com uma conversa que você tem dificuldade para acompanhar, seja honesto e peça à sua família para repetir o que eles disseram. E se você for um convidado na mesa de jantar de outra pessoa, não faz mal deixar seu anfitrião saber com antecedência que você tem problemas auditivos e o que eles podem fazer para garantir que você consiga acompanhar a conversa.

Faça um teste de audição

Se você tem dificuldade em ouvir sua família todos os dias, é uma boa ideia verificar sua audição. Um fonoaudiólogo pode diagnosticar corretamente a extensão de sua perda auditiva e recomendar os aparelhos auditivos certos que o ajudarão a ouvir as conversas importantes que você está perdendo.

Você também pode fazer nosso teste de audição online para saber se seria uma boa ideia visitar um fonoaudiólogo: https://www.signia-ouvir.com.br/teste-auditivo/