X

A conexão entre doenças da tireoide e a perda auditiva

Estima-se que 20 milhões de americanos tenham alguma forma de doença da tireoide, mas até 60% destes não sabem da sua condição. Isso ocorre porque os sintomas, que podem incluir alterações de peso, dores de cabeça, fadiga crônica ou palpitações cardíacas, são variados e muitas vezes são confundidos com outros problemas de saúde. Certos tipos de doenças da tireoide e tratamentos também podem afetar sua audição.

A saúde da tireoide afeta todas as células do seu corpo

A tireoide é uma glândula que produz hormônios que regulam o metabolismo do corpo. Portanto, qualquer distúrbio ligado a ela pode afetar profundamente as funções essenciais do corpo, como o nível de energia e a frequência cardíaca. As condições mais comuns incluem:

A conexão entre sua tireoide e seus ouvidos

Tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo foram relacionados à perda auditiva. Pesquisas sobre o por que estão em andamento, mas sabe-se que as seguintes condições afetam a perda auditiva, o zumbido e o equilíbrio:

Por outro lado, o tratamento com radiação para câncer de tireoide também pode causar perda auditiva. Estudos mostraram que pacientes submetidos à radioterapia para câncer na cabeça ou no pescoço parecem mais propensos a apresentar perda auditiva.

Se você está passando por problemas de saúde sistêmicos, mas aparentemente aleatórios, converse com seu médico sobre a exclusão de doenças da tireoide. Garantir um suprimento saudável de hormônio tireoidiano em seu corpo contribuirá para o seu bem-estar geral, incluindo sua audição. E se um tratamento necessário colocar sua audição em risco, envolva um profissional de saúde auditiva em seu plano de tratamento que possa monitorar sua audição ao longo do caminho para minimizar os danos.