X

Top 5: Animais Barulhentos - Edição Mamíferos Terrestres

O reino animal é cheio de diversas criaturas que diferem muito da cabeça à cauda. Mas não são apenas os traços físicos que os diferenciam – suas vozes são igualmente distintas. Desde enviar avisos para predadores, encontrar companheiros, se comunicar com os outros, os animais dependem de seus variados tipos de chamados barulhentos por muitas razões diferentes. E algumas dessas vozes são muito mais altas que outras.

5. Lobos: Mais barulhentos juntos

Os lobos usam seu uivo característico para marcar seu território ou chamar outros membros de sua matilha. Enquanto o uivo de um único lobo pode chegar a até 90 decibéis (dB), quando o bando de lobos uiva juntos, seu volume coletivo pode chegar a 114 dB.

4. Leões: Comunicação a longa distância

Os leões podem produzir uma ampla gama de sons, de ronronar a grunhidos e rugidos, cada um com um propósito diferente, como fortalecer laços sociais ou avisar outros leões para ficarem longe. Mas são os seus rugidos distintos que são os mais altos, chegando a 114 dB e sendo ouvidos por até oito quilômetros de distância.

3. Elefantes: Um som para cada ocasião

Os elefantes têm ainda mais vocalizações, incluindo roncos, latidos, gritos, choros, trombetas e rugidos. Esses animais altamente inteligentes usam seus sons para se comunicar por todo o rebanho e ajudam uns aos outros a evitar o perigo. Seus ruídos de baixa frequência podem fazer seu corpo vibrar se você estiver perto o suficiente, e suas vocalizações mais altas podem ser de até 117 dB.

2. Macacos Bugios: Os mais barulhentos

Uma espécie de macaco chamada de “bugios” é conhecida por sua vocalização barulhenta, usada para se comunicar através das densas florestas tropicais onde vivem. Seus gritos podem alcançar entre 128 e 140 dB, e esse alto volume é resultado de um hióide aumentado – um osso no pescoço que permite o movimento da língua e da garganta.

1. Morcegos Bulldog: O animal mais barulhento que você não consegue ouvir

Os membros mais barulhentos da família dos morcegos, os grandes morcegos bulldog, usam suas chamadas de ecolocalização para detectar peixes debaixo d’água. Essas chamadas podem chegar a 140 dB, um nível que pode prejudicar os ouvidos humanos. No entanto, os sons de um morcego bulldog são de alta frequência e ultrassônicos, o que significa que (felizmente) estão além do alcance da audição humana.

Como você pode ver, o reino animal está cheio de vozes altas, e isso é apenas uma pequena amostra. Fique atento para futuros posts explorando os animais mais barulhentos sob o mar e os insetos mais barulhentos! Enquanto isso, verifique se você consegue ouvir até mesmo as criaturas mais tranquilas testando sua audição.